Quando você parar de tentar mudar os outros e trabalhar em mudar a si mesmo, seu mundo muda para melhor. - Autor desconhecido |
Há certos relacionamentos que não queremos acabar, nós só queremos que eles melhorem. Às vezes pode parecer que isso só acontecerá se alguém começar a agir de forma diferente - com mais bondade, respeito, compaixão, compreensão, ou consideração.
Anos atrás, uma terapeuta disse-me que não se pode nunca mudar as outras pessoas, só podemos mudar a forma como reagimos a elas. Na época, eu achei isso incrivelmente frustrante, porque eu não sabia o que eu poderia fazer. Eu só sabia que queria ser tratada melhor porque eu estava cansada de me sentir mal.
Mas o que fazemos? respondemos com mais calma, ou tentamos ver as coisas de forma diferente, mas nós ainda nos encontramos nos machucando? Às vezes a gente não quer fechar completamente a porta, com um membro da família, por exemplo, nós apenas não sabemos como mantê-la aberta sem nos abrirmos à dor.
Eu aprendi que mudar a nossa atitude para com as pessoas significa mudar a forma como se envolver com eles. Pode significar ver alguém com menos freqüência, ou evitar determinados temas, ou saber quando mudar de assunto. Pode ser recusando-se a se sentir culpado ou na defensiva, levando as coisas menos pro lado pessoal, ou ser o modelo do tipo de comportamento que gostaria de ver neles. Também pode significar aceitar que nem todos os relacionamentos precisam estar próximos e íntimos.
Tanto quanto podemos querer alguém para preencher um determinado papel em nossas vidas, eles têm de querer fazê-lo. E se eles não o fizerem, é o nosso trabalho de reconhecer, assim nós não causamos a nós mesmos Stress, tentando encaixar um pino quadrado em um buraco redondo.
Pouco neste mundo é mais doloroso do que querer estar perto de alguém, mas sabendo que é uma receita para o desastre. É mais difícil quando pensamos que poderia ser tão simples se essa pessoa só percebesse o quanto nós nos importamos e tentar, mesmo um pouco, para retribuir como nós merecemos. Reconhecer que geralmente não mudamos quando outras pessoas nos forçam a fazer isso, nós mudamos quando percebemos o que podemos perder se não o fizermos, e reconhecer que o desconforto de fazer as coisas de forma diferente é melhor do que a dor dessa perda.
Nós não podemos forçar alguém fazer um esforço, mas podemos tomar decisões inteligentes para o nosso próprio bem-estar. Isto poderia inspirar alguém para mudar, mas não pode. De qualquer maneira, temos que honrar o relacionamento mais importante em nossas vidas: o que temos com nós mesmos.